Qual a diferença entre o rastreador veicular por satélite e por chip?

O rastreador veicular tem se mostrado uma solução interessante tanto para usuários domésticos quanto para empreendedores. Esse sistema é um grande auxiliar na segurança de veículos e oferece diversos benefícios para a gestão de frotas.

Mas, como tudo o que é bom, as diferentes alternativas começam a aparecer. No caso do rastreador de veículos, encontramos as opções GSM (chip) e GPS (satélite). Se você está com dúvida sobre qual a diferença entre rastreador veicular por satélite e um por chip, vamos te ajudar!

1. GSM e GPS: Custo-benefício
Avaliar o custo-benefício de cada um desses serviços depende da finalidade e da disponibilidade de investimento financeiro. Geralmente o rastreador veicular via satélite é utilizado por empresas que trabalham com gestão de frotas amplas.

Isso porque o custo da aquisição e manutenção do rastreamento por satélite é mais expansivo. Já no caso do uso doméstico ou por empresas que precisam economizar e dinamizar a segurança e gestão de frotas, o rastreador por chip é a alternativa preferida.

2. GSM e GPS: Estabilidade
O rastreador veicular via satélite pode apresentar maior estabilidade em sua cobertura, devido à amplitude do próprio sistema. Por outro lado, o rastreador via chip varia a sua estabilidade conforme a operadora de celular.

Quanto maior for a cobertura da operadora de celular, mais estável será a abrangência do rastreador por chip. No caso de áreas de túnel e subsolo, não há diferença entre rastreador veicular GSM e GPS: ambos não funcionam nesses casos, mas os dados permanecem armazenados para recuperação do trajeto quando eles saem dessas zonas.

3. GSM e GPS: Atualização
Geralmente, os rastreadores de veículo por satélite atualizam a sua comunicação a cada 5 minutos, enquanto os rastreadores por chip atualizam a cada 30 segundos. Ressalta-se que esses tempos de atualização variam conforme o serviço contratado.

4. GSM e GPS: Equipamento
O equipamento utilizado para o rastreamento por satélite é externo e bastante visível, além de ser um equipamento caro. No entanto, a instalação externa favorece a estabilidade do sinal.

O equipamento para o rastreamento por chip é menos oneroso e mais discreto. No entanto, o fato de ser colocado internamente pode prejudicar a estabilidade da cobertura.

É preciso verificar com a fornecedora do rastreamento por chip, alternativas de equipamentos que favoreçam a sua estabilidade, como no caso de instalação 100% externa.

5. GSM e GPS: Acompanhamento
O rastreador veicular via satélite demanda a contratação de uma empresa e será ela que vai gerenciar o rastreamento. Esse fator tem a vantagem de contar com um serviço especializado e sistemático, que um amador não teria.

O rastreador por chip funciona por conta de quem o adquiriu. Contudo, o funcionamento dos sistemas que acompanha esse rastreador são intuitivos e podem responder perfeitamente às mais diversas demandas.